O método do Oriente Médio (Café Turco)
Pó recomendado
Fino como farinha de trigo.
O método
- A cafeteira utilizada recebe o nome de ibrik (na Turquia) ou briki (na Grécia). É feita de cobre ou latão, tem um cabo longo, no fundo largo e a boca estreita.
- Para duas porções: coloque 2 colheres (chá) cheias (13g) de pó de café fino na cafeteira junto com ½ xícara (125ml) de água e 2 colheres (chá) cheias (13g) de açúcar. Quando começar a ferver e formar uma cama de espuma, retire a cafeteira do fogo. Espere a espuma, retire a cafeteira do fogo. Espere a espuma baixar e repita o processo mais duas vezes, pra que o café fique encorpado e escuro.
- Sirva o café em xícaras de 60 ml e deixe-o assentar antes de bebê-lo.
Dicas de Preparo
- Encha a ibrik apenas até a metade de sua capacidade, pois o café espuma abundantemente e a cafeteira deve acomodar o volume extra; isso impede que o líquido transborde.
- Quando o café começar a espumar e estiver próximo de ferver, retire a cafeteira do fogo e coloque um pouco de espuma nas xícaras.
- Tradicionalmente, serve-se esse tipo de café imediatamente após seu preparo, para assegurar que todos irão receber quantidades iguais de espuma e pó. Algumas pessoas, no entanto, preferem esperar que o pó assente na ibrik, para só depois consumi-lo. Mas esse café encorpado e doce tem tradição, e seu sabor depende justamente do fato de o pó ser servido juntamente com o café.
- Para variações com especiarias, adicione cardamomo, canela, noz-moscada ou cravo-da-índia ao café ainda na cafeteira.
- No Oriente Médio, costuma-se utilizar quantidades iguais de açúcar e de pó; entretanto, pode-se aumentar ou diminuir a quantidade de açúcar, de acordo com a preferência.
Vantagens
- Quando o pó assenta, esse café forte se torna supreendentemente suave e doce – isso, é claro se a quantidade de açúcar utilizada for ideal.
- Esse processo pode impressionar e entreter os convidados.
Desvantagens
- Produzir uma camada marrom de espuma na superfície do café é uma das principais características dos métodos de preparação de café do Oriente Médio. Mas nem sempre isso dá certo com os iniciantes, pois requer muita prática.
- Pessoas não acostumadas a esse método podem não gostar da presença de pó de café na xícara.
- O método requer um pó fino especial, que não se recomenda preparar em casa. Se o pó não for moído da maneira correta, oca fé não ficará bom.
- O pó de café e as cafeteiras utilizadas nesse método de preparação não são facilmente encontrados e pode ser caro compra-los pela internet.