O Cultivo e beneficiamento dos grãos de café
A produção de café requer grande dedicação, da colheita dos grãos ao preparo do café para o consumo. Começando pelo plantio cuidadoso das árvores, da meticulosa colheita dos frutos, da lavagem, secagem e seleção até a classificação, os delicados grãos raramente deixam de passar por mãos humanas.
Cultivo
- Os solos mais favoráveis para plantio do café são os de origem vulcânica e ricos em nitrogênio;
- As condições climáticas ideais são as dos trópicos, onde as temperaturas se mantêm entre 15°C e 25°C. O vento , as geadas, as pragas (como a ferrugem) e até mesmo o sol em excesso pode destruir os arbustos.
- Muita chuva, em combinação com períodos alternados de seca, produz as melhores colheitas.
- As sementes germinam em oito semanas. Após um ano, as mudas são replantadas nos locais em que ficarão definitivamente.
- Plantas jovens não florescem nos dois primeiros anos e necessitam de muitos cuidados.
- Com a primeira florada, inicia-se a vida produtiva dos pés, que deve durar de 15 a 20 anos. Cada planta produz, por ano, 500 a 900 gramas de grão.
- Quando as flores brancas e delicadas se abrem, a fragrância de jasmim é intensa. No entanto, elas vivem pouco, apenas dois ou três dias. Ramos de frutos verdes então aparecem; depois se tornam amarelos, em seguida vermelhos e, no final, adquirem uma cor carmim forte. Quando os frutos ficam quase pretos, estão prontos para serem colhidos.
Para saber o momento certo de iniciar a colheita, plantadores de café na Jamaica ficam atentos ao aparecimento de morcegos nas plantações. Segundo esses produtores, quando os morcegos começam a sugar a polpa doce dos frutos durante a noite, é sinal de que chegou a hora de começar a colher os grãos!