O método de Extração a Frio
Pó recomendado
Médio.
O método
- O recipiente adequado para método é uma vasilha branca de plástico com um filtro adaptada a um decantador de vidro.
- Coloque cerca de ½ quilo de pó de café médio dentro do recipiente com o filtro. Em seguida, despeje 4 xícaras de água sobre ele. Espere por 5 minutos e NÃO MEXA. Então, ao poucos, adicione mais 5 xicaras de água fria, de maneira uniforme. Novamente, NÃO MEXA. Leve o recipiente à geladeira e espere entre 10 a 12 horas. O café líquido passará pelo filtro e cairá dentro do recipiente de vidro. Quando o processo tiver acabado, tampe o decantador – o recipiente de vidro para onde o concentrado de café escorreu – e armazene-o na geladeira até o momento de usá-lo. Esse método produz nove xícaras de café frio concentrado.
Dicas de Preparo
- Café quente: para prepará-lo no micro-ondas, adicione 1 parte do café concentrado a 3 partes de água fria e aqueça. Outra opção é acrescentar 1 parte do café concentrado a um recipiente com 3 partes de água fervida.
- Café gelado: esse é o melhor método para fazer café gelado. Adicione 1 parte do café concentrado a 2 partes de água com gelo. Com esse método, você pode fazer cubos de gelo de café para usar em coquetéis.
Vantagens
- Segundo a Toddy Coffe Makers, grande empresa americana do ramo de café gelado, o seu sistema de preparo produz 67% menos acidez que o café preparado com água quente por métodos convencionais.
- Acredita-se que o café gelado tenha aproximadamente 33% menos cafeína que o café obtido por métodos com água quente.
- A extração a frio é excelente para bares e restaurantes especializados em servir cafés gelados e para os amantes desse tipo de café.
- É também uma ótima opção para levar em viagens. Basta adicionar água aquecida ao concentrado e a bebida está pronta.
Desvantagens
- O café obtido por esse método é mais fraco e menos atraente que aquele feito pelo método da prensa francesa.
- Se você normalmente faz 1 a 3 xícaras de café por vez, o método da extração a frio pode não ser apropriado, pois utiliza quase ½ quilo de pó e, portanto, produz muito mais café do que você talvez queira guardar na geladeira.