O método do coador Manual
Pó recomendado
Pó médio para filtros de papel, pó fino a médio para filtros de metal.
O método
Coloque o café moído no filtro de papel ou de tela de arame, adaptado perfeitamente ao suporte colocado sobre o recipiente que vai receber o café pronto. Ferva a água e deixe-a descansar por alguns instantes. Em seguida, despeje-a sobre o café. A bebida pronta irá cair dentro do recipiente.
Dicas de Preparo
- Lembre-se de preaquecer, com água quente, o recipiente que receberá o café filtrado.
- Quando a água ferver, espere por 10 a 15 segundos antes de despejá-la no filtro com o café.
- Pré-umedeça o café moído que esta no filtro, despejando um pouco da água quente sobre ele. Para meia xícara de pó(125ml), por exemplo, despeje 125ml de água quente. Espere uns 30 segundos e então despeje o restante da água. O contato inicial da água com o pó libera uma concentração delicada de aromas e sabores. O pó pré-umedecido, por sua vez, cia um volume menor e mais denso no fundo do filtro, permitindo que a água flua de maneira mais uniforme.
Vantagens
- Esse método é ideal para o preparo de até três xícaras café, pois permite melhor controle das porções e evita o desperdício.
- O controle total da proporção de pó e água utilizados, assim como o da temperatura da água, garante uma bebida de melhor qualidade do que a preparada pelo método do filtro automático.
- Os sabores do café não são alterados pelo calor como no método automático, em que a jarra fica sobre um aquecedor de metal.
- Esse método é portátil – excelente para levar aonde quer que você vá!
Desvantagens
- Apesar da boa qualidade de café obtida, esse método requer mais tempo e atenção, pois a água precisa ser fervida separadamente e só então despejada manualmente no filtro com o pó de café.
- Se a água for despejada sem o devido cuidado, o café poderá conter resíduos do pó.